Creche

 

     Visando contribuir para a formação integral de nossos alunos, temos como proposta pedagógica estimular o desenvolvimento da criança em seus aspectos: físico, afetivo, psicológico, intelectual, social e cultural. Para viabilizar o processo ensino aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança de uma maneira mais enriquecedora e significativa utiliza-se a teoria do construtivista, propondo que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado e contempla a pedagogia de projetos que permite um trabalho de forma interdisciplinar, abrangendo todas as áreas do conhecimento. O Nosso Lar oferece atendimento a 290 vagas para crianças (entre o 4º mês e 3 anos de idade), distribuídos em vários segmentos de acordo com a faixa etária e as condições do desenvolvimento emocional. Trabalhando com a padronização de nomenclatura das faixas etárias e adequação do atendimento de acordo com a Secretaria Municipal de Educação.

       

         A educação Infantil funciona de segunda a sexta-feira, das sete às dezessete horas, contando no mínimo duzentos dias letivos, sendo as atividades distribuídas de acordo com a faixa etária:

 

              Fase 1                                    Fase 2                                   Fase 3                                  Fase 4


Nascidos em:                                                   Nascidos em:                                                   Nascidos em:                                                   Nascidos em:

01/04/2011 a 31/03/2012                               01/04/2010 a 31/03/2011                                01/04/2009 a 31/03/2010                               01/04/2008 a 31/03/2009

 

 

      Sendo uma instituição que atende uma comunidade  através da demanda com lista de espera, conta com uma complementação escolar que atende 2 turmas  em contra turno escolar oferecendo  recreação para crianças de 6 a 13 anos de idade.

      De acordo com os Referenciais Curriculares Nacionais (RCNEI), a instituição propõe criar um ambiente favorável ao desenvolvimento, ao ajuste social e afetivo proporcionando a criança o desenvolvimento da criatividade, da individualidade para que tenha capacidade de estabelecer novas relações, nas quais deverá se integrar. Estimular a curiosidade e a iniciativa da criança, favorecendo o desenvolvimento da sua personalidade, propiciando o desenvolvimento de hábitos, asseio, ordem, promovendo o senso de autodisciplina consciente, através de atividades esportivas, culturais e manuais. Portanto está em sintonia com a L.D.B., com os RCNEI e com o E.C.A. Também a proposta conduz com a sua localização e missão que é atender de forma integral crianças e adolescentes de ambos os sexos, sem distinção de raça, religião, dando completo atendimento em alimentação, educação, lazer e saúde.
 
           A filosofia da instituição é a de criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias, através de uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social, preparando o aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental por meio da aquisição de conteúdo e da socialização, para uma participação organizada e ativa da democratização da sociedade. A Proposta Pedagógica da instituição deve ser entendida como processo planejado de intervenções diretas e contínuas entre a experiência vivenciada do educando e o saber sistematizado, tendo em vista a construção e recriação do conhecimento pelo educando e o compromisso assumido. A escola, através da participação em ações coletivas planejadas e avaliadas pelo corpo docente e a comunidade, buscando assim, a integralização da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais, de onde são originadas todas as atividades do currículo de cada curso, desenvolvidas através do planejamento e projetos semestrais, abrangendo as seguintes áreas do conhecimento na Educação Infantil: Conhecimento do Mundo (linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, artes, música e movimento), e Formação Pessoal e Social (identidade e autonomia, educação religiosa, e princípios morais).

           A metodologia está baseada na proposta construtivista, ou seja, levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver sua capacidade de observar, descobrir e pensar. Contando assim com a participação do corpo docente na elaboração da Proposta Pedagógica da escola, operando sobre programas escolares utilizando os recursos pedagógicos disponíveis e requisitando os materiais didáticos necessários às atividades a serem desenvolvidas como: em Apostilas Pedagógicas, jogos pedagógicos, fantoches sucatas (instrumentos musicais, pintura etc) e segundo a proposta, o processo de avaliação deve ser contínuo e ter como base a visão global do aluno, através da observação e registro no decorrer do processo. Quanto aos projetos são distribuídos de acordo com a proposta pedagógica e planejamento de acordo com as Educadoras ou formas de inclusão de portadores de necessidades especiais de aprendizagem, a instituição conta com um núcleo do Projeto Criando Asas que dá suporte tanto no atendimento, quanto aos encaminhamentos para atendimento específicos.